AGRO

“A COP30 acontecerá em Belém com a absoluta qualidade para receber o mundo”, garante Rui Costa no Pará

Governo Federal e Estadual trabalham juntos para preparar a cidade para a conferência climática internacional

O Governo Federal, em parceria com o Governo do Estado do Pará e a Prefeitura de Belém, está empenhado em transformar a capital paraense na sede da 30ª sessão da Conferência das Partes (COP30) da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre a Mudança do Clima (UNFCCC) em 2025. Durante uma visita a Belém na última quarta-feira (24), o ministro da Casa Civil, Rui Costa, assegurou que a cidade estará preparada para receber o evento com a máxima qualidade.

“A COP vai acontecer no Brasil, em Belém, com absoluta qualidade. Não restam dúvidas de que teremos equipamentos de qualidade funcionando, com serviços de qualidade, para oferecer a todos que vierem do mundo inteiro. Tenho certeza de que vamos superar outras COPs já realizadas”, declarou o ministro.

Rui Costa destacou a importância simbólica de realizar a COP na Amazônia, uma região crucial para o debate ambiental global. “Com todos os desafios que temos pela frente, criamos uma estrutura e uma secretaria especial para dialogar de forma permanente com o estado e o município e mostrar a Amazônia para o mundo”, afirmou.

Preparativos e Investimentos

A previsão é que o evento atraia mais de 60 mil pessoas, incluindo delegações, empresários, investidores, pesquisadores, organizações intergovernamentais, ONGs, ativistas e grupos religiosos. Estima-se a participação de representantes de todos os 193 países da ONU e cinco territórios. O governo brasileiro, por meio de parcerias com Itaipu, BNDES e o Novo PAC, está investindo cerca de R$ 3,7 bilhões para garantir a infraestrutura necessária para a COP30.

Entre as obras previstas estão melhorias em infraestruturas viárias, mobilidade urbana, abastecimento de água, saneamento, adaptação dos portos e do cais do rio, além de apoio para investimentos no setor turístico. Até o momento, o Novo PAC destinou R$ 274 milhões para obras de esgotamento sanitário, melhorias no entorno do Complexo Ver-o-Peso, dragagem do canal do Porto de Belém e construção de uma estação de tratamento de esgoto.

Acomodações e Segurança

Para atender à alta demanda por acomodações, os governos federal, estadual e municipal estão buscando parcerias para ampliar a quantidade de leitos disponíveis na cidade. Além disso, negociações estão em andamento para garantir aproximadamente 5 mil leitos em navios, que oferecerão diversos padrões de atendimento e cabines.

Rui Costa também mencionou a adaptação de prédios federais, como a antiga sede da Receita Federal, para serem transformados em hotéis.

A segurança do evento será garantida por uma operação integrada entre equipes federais, estaduais e municipais, replicando o modelo utilizado em grandes eventos internacionais anteriores, como a Copa do Mundo. “Será um planejamento onde cada instituição entenda sua área de atuação e seu papel dentro do planejamento global, para cuidar da população e das autoridades internacionais que vão nos visitar”, explicou o ministro.

Após reuniões com o governador do Pará, Helder Barbalho, o prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues, e membros da Secretaria Extraordinária para a COP30, a comitiva federal visitou os canteiros de obra no Parque da Cidade e no Mercado São Brás, reforçando o compromisso com a preparação da cidade para o evento.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar