BELÉMCORONA VÍRUS

Cerca de 29%dos testes de Covid-19 realizados com voluntários de Belém deram positivo, afirma prefeitura

Em um pronunciamento nas redes sociais na tarde desta sexta-feira (17) o prefeito de Belém, Zenaldo Coutinho, anunciou que cerca de 29% dos testes para a Covid-19 realizados pela prefeitura em moradores da cidade deram positivo. De acordo com Zenaldo, dos 7.566 testes feitos até o momento, 2.250 testaram positivo. A prefeitura planeja fazer 30.000 testes até o próximo mês.

A realização de testes pela prefeitura de Belém faz parte de uma pesquisa de monitoramento da Covid-19. O estudo pretende identificar quem já teve ou não a doença e ajudar na adoção de novas estratégias no enfrentamento da Covid-19. A aplicação de testes tem parceria com o o Centro Universitário do Pará (Cesupa).

Para a realização da pesquisa, a prefeitura convocou voluntários de vários bairros da capital. Para participar, os interessados precisavam acessar o link da pesquisa e preencher os dados solicitados. Nesta sexta (17), Zenaldo informou que todos os cadastros já foram preenchidos.

A prefeitura informou que essa é a terceira etapa da pesquisa. A primeira e a segunda foram realizadas com ambulantes do comércio e feirantes do Ver-o-Peso, quando foram realizados mais de 1,6 mil testes.

Detecção por teste rápido

O monitoramento da Covid-19 em Belém tem sido feito pela prefeitura por meio de teste rápido. O resultado do teste rápido demora, em média, vinte minutos. O voluntário tem o diagnóstico de que teve a doença e está, no momento, com possível infecção ativa (IgM); se está imune, há pelo menos sete dias (IgM/IgG); se teve a doença e não está mais contaminado (IgG); ou resultado negativo, que indica que não está infectado ou não desenvolveu os anticorpos. Em casos positivos, o voluntário é direcionado para o aconselhamento para receber as orientações necessárias.

Fonte G1

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar