BELÉMNOTÍCIAS

Sete embarcações já foram apreendidas pela Capitania dos Portos na operação Verão 2020

Sete embarcações foram apreendidas pela Capitania dos Portos da Amazônia Oriental (CPAOR), desde o início da operação Verão 2020. A informação foi divulgada em um balanço parcial, que aponta também 265 abordagens, 37 notificações e a abertura de dois Inquéritos de Acidentes e Fatos de Navegação (IAFN). A operação começou em 26 de junho. As fiscalizações estão sendo intensificadas nas travessias de barcos e balsas e nas praias paraenses.

Em nota, a Capitania informa que as ações foram iniciadas nos municípios de Belém – incluindo a Orla de Belém, portos e terminal hidroviário e área de Icoaraci – e Salinópolis. A partir desta sexta-feira, 17, a CPAOR estará presente em Marabá, Soure, Salvaterra, Bragança, Igarapé-Miri, Muaná e Abaetetuba.

Durante as abordagens a embarcações, os militares dão orientações aos passageiros sobre procedimentos de embarque e desembarque; informam sobre o enfrentamento ao coronavírus Sars-Cov-2, causador da pandemia de Covid-19 e distribuem material educativo sobre segurança.

Escalpelamento – Serão realizadas ações preventivas ao escalpelamento nos municípios de Igarapé Miri, Muaná e Abaetetuba, com a instalação gratuita de cobertura de eixo e doação de coletes salva-vidas. Como parte das ações sociais da operação no dia 11, a CPAOR transportou 150 cestas básicas e 150 kits de higiene para doação na ilha de Cotijuba, em apoio ao Sebrae e à Cruz Vermelha.

A operação Verão 2020 tem como objetivo reforçar a fiscalização com mais inspeções navais, para garantia de proteção a vidas no mar, rios e lagos; a segurança da navegação e a prevenção da poluição hídrica oriunda de embarcações.

Site – A CPAOR disponibiliza em seu site vídeos e spots contendo informativos para proprietários e passageiros de embarcações sobre segurança da navegação: https://www.marinha.mil.br/cpaor/

Denúncias – A sociedade como um todo pode participar ativamente do esforço de fiscalização, informando qualquer situação que possa afetar à segurança do tráfego aquaviário, a salvaguarda da vida humana no mar e vias navegáveis ou que represente risco de poluição ao meio hídrico, por meio do Disque Emergências Marítimas e Fluviais: 185 ; (91) 3218-3950 ou (91) 99114-9187 (aplicativo de mensagem instantânea).

Fonte: O Liberal

Etiquetas

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar