ENTRETENIMENTONOTÍCIASPará

Alane Dias desfila pela Grande Rio com fantasia feita de garrafas PET

Musa da escola levou à Marquês de Sapucaí figurino com 50 garrafas recicladas no enredo sobre o Manguebeat

A paraense Alane Dias participou do desfile da Acadêmicos do Grande Rio na noite de terça-feira (17), na Marquês de Sapucaí, no Rio de Janeiro. Musa da escola, ela apresentou uma fantasia com elementos produzidos a partir de materiais reutilizados.

O figurino incluiu franjas aplicadas nas costas e nos braços confeccionadas com 50 garrafas PET, transformadas em adereços para compor o visual na avenida. A proposta segue a linha adotada pela participante durante o período de ensaios, quando utilizou peças com reaproveitamento de materiais.

Em publicação nas redes sociais, Alane explicou o conceito da fantasia e relacionou o figurino às manifestações culturais de Pernambuco. “Uma fantasia que nasce das festas e da pirraça das ruas de Pernambuco, da vibração das alfaias dos mestres do maracatu, do frevo, da alegria e força dos brincantes que transformam a rua em palácio. Nobre é o povo. A cultura é coroa”, escreveu.

Ela também comentou a escolha pelo uso de material reciclável. “As mangas são feitas de garrafa PET para, mais uma vez, o descartável virar brilho na Avenida. É muito gratificante ter esse espaço para manter na fantasia o caminho que estamos trilhando, com a reutilização e conscientização sendo lemas para essa festa!”, afirmou.

No Carnaval de 2026, a Grande Rio apresentou o enredo “A Nação do Mangue”, que aborda o movimento Manguebeat, surgido no Recife na década de 1990. A proposta levou para a Sapucaí referências à música e às expressões culturais do Nordeste.

Ao finalizar a publicação, Alane citou Chico Science ao mencionar a relação entre o desfile e a cultura popular.

Conteúdo relacionado:

Etiquetas

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar