NOTÍCIANOTÍCIASPará

Estudante paraense faz Enem internado durante transplante de medula e é aprovado em três cursos de Medicina

Ítalo Cantanhede conquistou vagas na UEPA, UFPA e UFRJ após enfrentar tratamento contra grave problema de saúde e realizar a prova dentro do hospital, com autorização judicial

O estudante paraense Ítalo Cantanhede transformou um dos momentos mais delicados de sua vida em uma história de superação. Mesmo internado em São Paulo, durante a recuperação de um transplante de medula óssea, ele realizou o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025 dentro do hospital e garantiu aprovação em três cursos de Medicina.

Ítalo conquistou vagas na Universidade Estadual do Pará (UEPA), na Universidade Federal do Pará (UFPA) e na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Segundo familiares, o jovem enfrenta um grave problema de saúde desde maio de 2025, o que o impediu de manter uma rotina regular de estudos ao longo do ano.

“Desde então, não conseguiu mais se dedicar aos estudos de forma regular”, informou a família, em comunicado.

Mesmo diante das limitações, ele contou com o apoio do Colégio Militar de Belém, que ofereceu acompanhamento on-line, permitindo a realização de provas e atividades escolares para a conclusão do ensino médio.

Durante a fase mais delicada do tratamento, já internado no Hospital Beneficência Portuguesa, em São Paulo, Ítalo ainda precisou recorrer à Justiça para conseguir fazer o Enem em condições especiais. A aplicação da prova só foi possível após atuação judicial dos advogados da família, que garantiram junto ao Inep o direito de realizar o exame dentro da unidade hospitalar.

Para os familiares, o sentimento agora é de gratidão.

“Apesar de tantos desafios, estamos vivendo um momento de muita gratidão. É impressionante como, mesmo em meio a tanta turbulência, recebemos essa alegria e esperança”, diz a nota.

A expectativa é que, com a recuperação da saúde, Ítalo possa iniciar o curso de Medicina e transformar a própria experiência em motivação para ajudar outras pessoas.

“Ele quer cuidar de vidas, assim como foi cuidado durante esses meses difíceis”, completou a família.

Etiquetas

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar