BELÉMDENÚNCIANOTÍCIAS

Chapéu do Barata volta a ser ocupado por usuários de drogas em Belém

Espaço revitalizado há pouco mais de um ano apresenta sinais de abandono, sujeira e insegurança

A Praça da Leitura e o Memorial Magalhães Barata, popularmente conhecido como “Chapéu do Barata”, voltaram a ser ocupados por usuários de drogas em Belém. O espaço, que havia passado por uma revitalização recente e recebeu a instalação de uma Estação Cidadania para estimular o uso público e a circulação de pessoas, começa novamente a apresentar sinais de degradação.

Pouco mais de um ano após a reinauguração, o local registra acúmulo de lixo, presença de roupas espalhadas, fezes humanas, barracas improvisadas e relatos de insegurança por parte de quem circula pela área. Moradores e frequentadores afirmam que o medo voltou a fazer parte da rotina em um trecho já marcado historicamente pelo abandono urbano.

O Memorial Magalhães Barata e a Praça da Leitura foram totalmente reconstruídos com investimento de aproximadamente R$ 3,5 milhões, segundo o Governo do Estado do Pará. A obra integrou um projeto de requalificação urbana com o objetivo de devolver o espaço à população e preservar a memória histórica do local.

Construído originalmente em 1988, o monumento homenageia o ex-governador do Pará Magalhães Barata, em comemoração ao centenário de seu nascimento. A estrutura simboliza o capacete utilizado por Barata durante mais de 20 anos de atuação política, entre 1930 e 1956, período em que esteve à frente do governo do estado.

Além da função simbólica, o novo equipamento público passou a contar com um espaço de memória, voltado à preservação da história política do Pará. No entanto, a falta de manutenção contínua, segurança e políticas de ocupação efetiva do espaço público tem comprometido o uso do local.

Até o momento, nem o Governo do Pará nem a Prefeitura de Belém se manifestaram oficialmente sobre a nova ocupação irregular e a situação atual do Chapéu do Barata.

Etiquetas

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar