BELÉMNOTÍCIAS

Reabertura de academias em Belém é orientada pelo Comitê de Segurança Municipal

Belém (PA) – Dezenas de academias da capital paraense reabriram nesta segunda-feira, 6, conforme determinação do Decreto Municipal número 96.378/2020, atualizado em 26 de junho, sobre a retomada gradual das atividades econômicas. No primeiro dia da retomada das atividades, agentes do Comitê de Segurança Municipal fiscalizaram academias nos bairros da Pedreira, Marco e Umarizal, para verificar o cumprimento do protocolo sanitário.

Balanço – Ao todo, 14 academias foram fiscalizadas na segunda-feira, 6, sendo uma advertida e outra fechada por descumprimento das medidas.

“A fiscalização será em todos os dias, porque existem muitas academias em Belém, e as pessoas gostam de se exercitar, mas se a academia não seguir os protocolos exigidos não vai poder funcionar”, explica Elizete Cardoso, coordenadora da Ordem Pública.

“Dentro do protocolo, além das medidas gerais de uso de máscara, é preciso agendar o treinamento do cliente para evitar aglomeração, manter o distanciamento de dois metros entre os aparelhos, não pode usar celular e uma série de outros requisitos para que as academias voltem com segurança”, completa.

Vistorias – A fiscalização se iniciou pelo bairro da Pedreira. A primeira academia vistoriada, situada na avenida Marques de Herval, provou que segue as orientações do protocolo. “Nos já estávamos orientando nossos clientes através das nossas redes sociais e telefone, sobre as novas regras da academia, e a aceitação foi muito positiva. Estamos adotando todas as medidas de segurança. Era muita expectativa para este retorno, e estamos muito felizes por isso”, disse Nayara Ferreira, recepcionista da academia. 

Outra academia, localizada na travessa Humaitá, também segue às orientações do protocolo, mas os administradores foram orientados a fazer o agendamento dos clientes por telefone, para evitar aglomerações no local. “De maneira geral, foi um momento de uma redescoberta desse novo normal. E está sendo tranquilo este retorno. No período de paralisação oferecemos treinos em casa”, ressaltou Fernando Farias, gerente da academia.

Advertência – Nem todas as academias estavam preparadas para este retorno das atividades. Outra academia, também situada na Marquês de Herval, foi advertida. “Esta academia não está atendendo a nenhum requisito do protocolo. Estavam ansiosos para reabrir e a academia não está preparada. Estamos fazendo uma advertência verbal e orientando para seguirem os protocolos. Ela só vai reabrir depois que tiver adequada para atender com segurança as pessoas que frequentam o local”, declarou Elizete.

Importância – O autônomo Rodrigo Ocano, de 34 anos, conta que estava ansioso para chegar à academia. “Queria muito voltar para academia por causa da minha postura. Tenho hérnia de disco e preciso fazer atividade física. A única coisa desconfortante é fazer exercício com a máscara, mas compreendo a necessidade. Esse é o nosso novo normal”, disse.

Para mais informações sobre o protocolo sanitário para a reabertura das academias, basta acessar este link e conferir o decreto publicado no dia 26 de junho de 2020.

Fonte: Agência Belém

Etiquetas

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar