BRT Metropolitano terá operação completa a partir de 13 de outubro
Sistema promete reduzir custos e melhorar a mobilidade na Região Metropolitana de Belém
O BRT Metropolitano da Região Metropolitana de Belém terá operação total a partir do dia 13 de outubro, logo após o Círio de Nazaré, conforme anúncio feito nesta sexta-feira (5/9) durante visita às obras do terminal de integração em Marituba, atualmente com 90% dos serviços concluídos. O terminal de Ananindeua também está praticamente finalizado.
O sistema contará com uma frota de 265 ônibus, incluindo 40 elétricos, que circularão exclusivamente nas faixas expressas da BR-316, entre os terminais de São Brás, Ananindeua e Marituba. Os veículos elétricos terão Wi-Fi, ar-condicionado e câmeras de segurança, oferecendo mais conforto e sustentabilidade aos usuários.
Além disso, 225 ônibus híbridos farão a integração entre bairros e vias expressas, ligando localidades como Santa Izabel, Santa Bárbara, Mosqueiro, Benevides, Marituba e Ananindeua aos terminais. Os terminais de integração contarão com infraestrutura tecnológica, lojas de conveniência, lanchonetes e estações cidadania, permitindo o uso de um único bilhete do embarque inicial até o destino final.
Segundo estimativas divulgadas, o sistema também promete reduzir os custos de deslocamento: estudantes que hoje pagam cerca de R$ 40 por dia para ir e voltar de localidades distantes da UFPA poderão gastar cerca de R$ 9,20.
A operação assistida do sistema começará na primeira semana de outubro, com informações detalhadas sobre linhas, horários e integração. A expectativa é que o BRT contribua para agilizar o trânsito, reduzir congestionamentos na BR-316 e oferecer uma alternativa mais econômica e sustentável de transporte coletivo na Região Metropolitana de Belém.



