O Governo do Pará entrega neste sábado (30) a segunda etapa do restauro do Parque Cemitério Nossa Senhora da Soledade, em Belém, como parte da programação do Mês do Patrimônio Cultural. Administrado pela Secretaria de Estado de Cultura (Secult), o Soledade é um dos principais marcos históricos da capital paraense e passa por um amplo processo de conservação e requalificação.
As atividades ocorrem das 8h às 12h, com aula pública do professor Michel Pinho, oficinas educativas do Laboratório de Conservação e Restauro (Lacore/UFPA), apresentação musical do Quinteto Caxangá e Feira Criativa durante toda a manhã. A inscrição para as atividades é gratuita.
Nesta fase, foram restaurados 150 túmulos, mausoléus, remanescentes de irmandades e o pórtico da capela, além de ações preventivas em outras estruturas. A execução ficou a cargo da Universidade Federal do Pará (UFPA), com recursos do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). O investimento é de R$ 7 milhões.
A primeira etapa foi concluída em janeiro de 2023, com investimento de R$ 16 milhões do Governo do Estado, garantindo a recuperação de 126 estruturas funerárias, melhorias elétricas e hidráulicas, nova entrada, calçamentos acessíveis, banheiros e iluminação. Desde então, o espaço foi transformado no primeiro cemitério museal do Pará, com ações educativas, visitas guiadas e exposições.
Outras atividades do Mês do Patrimônio
Ainda na programação do Iphan, nesta sexta-feira (29) haverá visita guiada à embarcação arqueológica encontrada durante as obras do Parque Linear da Doca, às 15h. A abertura oficial da Semana do Patrimônio Cultural Brasileiro será no Sesc Ver-o-Peso, às 8h30, seguida da mesa-redonda “A Cidade da COP 30 e o Patrimônio Cultural”.
O encerramento ocorrerá no domingo (31), com o roteiro “Belém Cidade Negra – Território de Memória Afro-Brasileiro”, com saída às 8h da Escadinha do Cais do Porto.



