Paragominas receberá planta industrial para produção de biodiesel e usina de energia renovável
Governo do Pará entrega licenças ambientais para projetos de biocombustível, geração de energia e piscicultura, com foco em desenvolvimento sustentável e criação de empregos.
Paragominas, no Sudeste do Pará, será o novo polo de produção de biodiesel no estado. Nesta sexta-feira (15), o Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas), entregará licenças e autorizações ambientais que reforçam a estratégia de desenvolvimento econômico sustentável da região.
O evento será realizado no Lions Clube, no bairro Guanabara, e contará com a presença do governador Helder Barbalho e da vice-governadora Hana Ghassan. Entre as autorizações concedidas, está a licença de instalação para a Juparanã Comercial Agrícola Ltda., que permitirá a fabricação de biodiesel a partir de óleo vegetal.
Outro destaque é a licença para implantação de uma usina termelétrica de co-geração de energia, que utilizará biomassa de cavaco de madeira como fonte renovável, ampliando a infraestrutura energética de baixo impacto ambiental.
Além disso, será entregue a outorga para operação de uma área de 330 mil metros quadrados destinada à piscicultura. Segundo o governo estadual, as ações visam fomentar cadeias produtivas sustentáveis, melhorar a infraestrutura de transporte e energia e gerar novas oportunidades de emprego e renda para a população local.



