A segunda etapa do projeto Porto Futuro, em Belém, já tem data para ser entregue ao público: 4 de outubro de 2025, às vésperas do Círio de Nazaré. Com 95% das obras concluídas, o novo espaço será inaugurado de forma integral, com áreas voltadas para cultura, gastronomia, lazer e turismo, funcionando nos moldes da Estação das Docas, mas com identidade própria.
De acordo com Rafael Castro, diretor de projetos da Secretaria de Estado de Cultura (Secult), os serviços estão concentrados na fase de acabamento. “A obra tá super acelerada, já estamos na etapa de finalização”, disse. O Armazém 5, voltado à gastronomia, é o último a receber acabamentos, enquanto os demais galpões já contam com mobiliário instalado e paisagismo em andamento.
Programação fixa e foco turístico
A proposta é que o novo Porto Futuro funcione com programações culturais contínuas. A Secult já articula parcerias com instituições como a Caixa Cultural e o Museu das Amazônias, que confirmaram exposições e eventos permanentes e temporários no espaço.
O complexo contará com teatros, museus, auditórios e áreas de alimentação. A gestão do local será definida por chamamentos públicos já em curso, tanto para operação geral quanto para seleção de lojas e restaurantes.
Infraestrutura pode ser usada na COP30
Apesar do foco turístico e cultural, o Porto Futuro II também poderá servir como ponto de apoio para a Conferência da ONU sobre o Clima (COP30), que acontecerá em Belém, em novembro de 2025. O espaço foi projetado com salas multiuso e auditórios capazes de receber eventos, reuniões e atividades diplomáticas durante a conferência.
A inauguração oficial contará com uma programação especial organizada pelo Governo do Estado, com atrações culturais para marcar a entrega do novo equipamento público à população paraense e aos turistas.



