NOTÍCIASPará

Quase metade dos jovens paraenses está fora do mercado de trabalho, aponta Dieese

Estudo com base na PNAD Contínua mostra que maioria dos jovens ocupados no Pará atua sem carteira assinada; iniciativa busca preparar esse público para entrevistas de emprego

Um levantamento divulgado pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese/PA) aponta que 48,9% dos jovens paraenses, com idades entre 15 e 29 anos, estão fora do mercado de trabalho. Os dados foram extraídos do quarto trimestre de 2024 da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua).

Entre os jovens ocupados no estado, a maior parte trabalha sem carteira assinada. Do total, 369 mil atuam no setor privado de forma informal, o que representa 31,4% do total. Outros 342 mil jovens possuem carteira assinada (29,1%). Há ainda 226 mil que trabalham por conta própria, além de empregados no setor público (84 mil), trabalhadores familiares auxiliares (78 mil) e empregados domésticos sem registro formal (45 mil).

A população jovem total do Norte do Brasil era de cerca de 4,9 milhões no período analisado. No recorte por gênero, a distribuição foi quase igual: 50,3% do sexo masculino (2,499 milhões) e 49,7% do sexo feminino (2,466 milhões).

O Pará concentrou 46,6% de toda a população jovem da região Norte, somando aproximadamente 2,305 milhões de pessoas, sendo 1,158 milhão de homens e 1,146 milhão de mulheres.

No cenário regional, o Tocantins apresentou o maior percentual de jovens inseridos no mercado de trabalho (57,3%), enquanto Roraima teve o menor (29,4%), com cerca de 47 mil ocupados.

Conteúdo relacionado:

Etiquetas

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar