NOTÍCIASPará

Operação apreende 20 embarcações usadas em garimpo ilegal no Pará

Ação conjunta da Semas e Segup resultou na inutilização de estruturas usadas para extração de ouro no Refúgio de Vida Silvestre Rios São Benedito e Azul

Uma ação conjunta das Secretarias de Meio Ambiente, Clima e Sustentabilidade (Semas) e de Segurança Pública e Defesa Social (Segup) foi realizada no município de Jacareacanga, no sudoeste do Pará, com o objetivo de combater a mineração ilegal em áreas protegidas. A “Operação São Benedito”, encerrada no domingo (22), resultou na inutilização de embarcações e estruturas utilizadas em atividades de extração não autorizada de ouro no Refúgio de Vida Silvestre Rios São Benedito e Azul (Revis).

Durante a ação, agentes ambientais e policiais apreenderam e inutilizaram 20 embarcações usadas no garimpo, sendo 10 dragas escariantes, 7 balsas flutuantes e 3 rebocadores. Um estaleiro clandestino que funcionava dentro da unidade de conservação também foi desmobilizado.

A operação resultou ainda na destruição de quatro acampamentos utilizados como base para o suporte logístico da atividade ilegal, localizados em pontos estratégicos do Revis e ao longo do Rio São Manoel. A fiscalização também autuou uma embarcação de apoio à pesca esportiva que operava sem autorização ambiental.

No total, foram lavrados 18 Termos de Apreensão, 18 Termos de Destruição e um Termo de Depósito. Entre os materiais apreendidos estão uma antena de internet via satélite, cilindros de gás oxi-acetileno, mercúrio, cabos galvanizados, combustível, uma betoneira e outras ferramentas utilizadas nas operações clandestinas.

A operação também teve desdobramentos investigativos. Um inquérito policial foi instaurado, além de um boletim de ocorrência e dois termos de declaração. O Refúgio de Vida Silvestre Rios São Benedito e Azul está localizado nos municípios de Jacareacanga e Novo Progresso e abrange mais de 30 mil hectares de área protegida, voltada à preservação ambiental e ao combate a atividades ilegais como o desmatamento e a mineração sem licença.

A ação faz parte do conjunto de medidas de fiscalização ambiental no Pará, com foco na contenção da exploração ilegal de recursos naturais e na proteção de áreas sensíveis da floresta amazônica.

Conteúdo relacionado:

Etiquetas

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar