Morador registra “dois sóis” no céu de Altamira; assista
Nibiru, avistamento de OVNs ou fenômeno natural?
No dia 11 de dezembro, um morador de Altamira, no sudoeste do Pará, registrou uma cena intrigante: dois sóis pareciam brilhar no céu.
Estupefato, o homem repetiu, surpreso: ‘Que fenômeno é este? Que fenômeno é este?’
O vídeo, compartilhado pelo site de notícias local Xingu 230, rapidamente viralizou, gerando uma onda de comentários e especulações entre os internautas. Seria um fenômeno natural? Um avistamento de objeto voador não identificado? Antigas profecias apocalíptas? Ou, talvez, uma falha na Matrix?
Alguns optaram por marcar, nos comentários, criadores de conteúdo especializados em supostas ocorrências extraterrestres, enquanto outros aproveitaram para brincar com o calor característico do estado.
Nibiru
Nibiru, também conhecido como Planeta X, é frequentemente mencionado na mitologia suméria e em teorias conspiratórias como um suposto planeta ou corpo celeste com uma órbita incomum. Segundo essas narrativas, ele poderia, em algum momento, se aproximar da Terra, causando eventos catastróficos que poderiam extinguir toda a vida, de forma semelhante ao impacto do cometa que dizimou os dinossauros.
A música da saudosa Cássia Eller, ‘O Segundo Sol’, traz trechos que remetem a essa ideia, mencionando: ‘Quando o segundo sol chegar, para realinhar as órbitas dos planetas, derrubando com assombro exemplar o que os astrônomos diriam se tratar de um outro cometa”.
OVNs
Outrora tratado com descaso pela comunidade científica, o tema dos objetos voadores não identificados (OVNIs) ganhou maior credibilidade após o Congresso Americano realizar uma audiência pública para investigar os inúmeros relatos feitos por pilotos da Força Aérea Americana.
No Brasil, o estado do Pará destaca-se como uma das regiões com mais registros desse tipo, estudados por ufologistas desde os anos 1970, especialmente após a Operação Prato. Essa investigação coletou relatos de luzes misteriosas no céu e até de casos em que moradores afirmaram ter tido sangue sugado por sondas, principalmente no município de Colares, onde o fenômeno ficou conhecido como ‘Chupa-Chupa’
Fenômeno Natural
Apesar das explicações apocalípticas e extraterrestres, a ciência também tem explicações para esse fenômeno normalmente associadas à ilusões ópticas, fenômenos atmosféricos ou reflexos da luz.
O fenômeno dos “dois sóis”, por exemplo, é explicado pela refração óptica, que ocorre quando a luz passa por um meio que altera sua velocidade, comprimento de onda e direção, como acontece quando vemos um lápis “quebrado” dentro de um copo com água. No caso dos dois sóis, a refração ocorre devido a mudanças na atmosfera, como a presença de partículas, por exemplo, fumaça, que distorcem a luz e criam a ilusão de um segundo sol.
Há inúmeras explicações disponíveis; cabe a cada um decidir no que deseja acreditar.



