Nesta segunda-feira (16), começaram as obras de requalificação da Avenida Duque de Caxias, em Belém. A iniciativa faz parte dos preparativos da cidade para sediar a Conferência do Clima da ONU (COP 30) em novembro de 2025. A avenida, que conecta bairros como Fátima e Marco ao Hangar Centro de Convenções e ao Parque da Cidade, será transformada em um corredor moderno e sustentável.
Novas tecnologias e melhorias urbanas
Entre as mudanças previstas, destacam-se:
- Tecnologia e mobilidade urbana: instalação de sistemas de controle de tráfego e monitoramento por vídeo, totens informativos, internet Wi-Fi em abrigos de ônibus e faixas inteligentes com iluminação LED.
- Requalificação da ciclovia e paisagismo: o canteiro central contará com uma pista de corrida, novos bancos, lixeiras e iluminação cênica, além de paisagismo renovado.
- Acessibilidade e infraestrutura: melhorias na pavimentação, redes de drenagem, sinalização e calçadas com piso tátil.
Cronograma e áreas contempladas
As intervenções na Duque de Caxias abrangem os 2,5 km entre a Paróquia de Nossa Senhora de Fátima e o Hangar. As obras serão realizadas em etapas, incluindo recuperação de drenagem, urbanismo e implantação de redes tecnológicas.
Além da Avenida Duque, outras vias estratégicas de Belém, como a Dr. Freitas, Pedro Álvares Cabral, Senador Lemos e Visconde de Souza Franco, também passarão por requalificação para atender às demandas de mobilidade, acessibilidade e funcionalidade durante a COP 30.
VEJA IMAGENS: