Enem 2024 destaca o Círio de Nazaré em questão de Ciências Humanas
Evento é reconhecido como a maior manifestação religiosa do Brasil e patrimônio cultural imaterial
O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024 trouxe, em seu 1º dia de provas, uma questão sobre o Círio de Nazaré, destacando a importância histórica e cultural da maior manifestação religiosa do Brasil. Realizada anualmente no segundo domingo de outubro, em Belém, a procissão foi tema de uma questão que abordou conceitos de patrimônio histórico e cultural, alinhada à Habilidade 05 da matriz de referência de Ciências Humanas.
O professor e cientista da religião Ivan Gadelha, entrevistado pelo g1, afirmou que a questão valorizava o entendimento do patrimônio cultural imaterial. Segundo ele, o gabarito extraoficial seria a opção que mencionava “Registro de bens culturais de natureza imaterial”. “O aluno deve saber diferenciar o patrimônio histórico cultural imaterial e material. No item temos o Círio de Nazaré, que é registrado como patrimônio cultural histórico imaterial”, explicou Gadelha.
Relevância cultural e patrimonial
Além de seu significado religioso, a questão ressaltou o papel do Círio como um símbolo de identidade cultural e resistência das tradições amazônicas. Em 2004, o evento foi reconhecido como Patrimônio Cultural de Natureza Imaterial pelo Iphan e, em 2013, a Unesco estendeu o reconhecimento ao considerar o Círio Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade.
O especialista Ivan Gadelha destacou que a abordagem do tema no Enem valoriza a manifestação além do âmbito turístico, enfatizando um conhecimento cultural e antropológico essencial para os estudantes de diferentes regiões do país. “A valorização extrapola o ambiente turístico e vai para uma frente de conhecimento cultural, religioso e antropológico”, comentou.
Tradição e impacto do Círio de Nazaré
O Círio de Nazaré, celebrado há mais de 200 anos, teve sua 232ª edição em 2024, reunindo mais de 2 milhões de fiéis. A procissão é marcada pela devoção a Nossa Senhora de Nazaré, padroeira da Amazônia, e reflete a profunda ligação dos paraenses com sua fé, cultura e identidade.
A celebração também movimenta a economia e o turismo, com manifestações culturais como o Arraial do Pavulagem, barracas típicas e a culinária regional que inclui pratos como maniçoba e pato no tucupi.
Enem no Pará
No Pará, mais de 240 mil candidatos participaram da primeira etapa do Enem 2024. As mulheres representaram a maioria das inscrições, com 61,31% do total de inscritos. O destaque do Círio na prova reforça a relevância de se conhecer e respeitar as diversas tradições culturais que formam a identidade do Brasil, tema fundamental para o entendimento das questões de patrimônio e diversidade cultural no país.