Belém divulga resultado do 2º turno das Eleições em tempo recorde
Às 17h30, o nome de Igor Normando, do MDB, já aparecia como vencedor com 421.485 votos (56,36%votos).
A capital paraense repete feito positivo do 1º Turno e volta a divulgar o resultado do 2º da Eleição em tempo recorde, sendo a primeira capital do país a anunciar o nome do prefeito eleito matematicamente. Às 17h30, o nome de Igor Normando, do MDB, já aparecia como vencedor. O candidato ficou com 421.485 votos (56,36%votos), contra 326.411 votos (43,64%) recebidos pelo candidato Éder Mauro, do PL.
O número de votos brancos foi de 16.053 (2,03%) e o de votos nulos 26.210 (3,32%). A abstenção ficou em cerca de 25%.
Em Santarém, o candidato Zé Maria Tapajós, do MDB, foi eleito com 92.628 votos (52%). Em segundo lugar ficou o candidato JK do Povão com 85.516 votos (48%). Os votos nulos foram 2.922 (1,60%) e os votos brancos, 2.046 (1,12%). O resultado do candidato matematicamente eleito foi entregue às 18h02. Já o resultado final foi divulgado às 20h50.
Durante coletiva de imprensa concedida na sede do TRE do Pará, em Belém, o presidente do Tribunal, desembargador Leonam Gondim da Cruz Júnior, ao lado da presidente da Comissão de Monitoramento e Apuração das Eleições, juíza Rosa Navegantes; da diretora-geral, Nathalie Castro, e do secretário de Tecnologia da Informação, Felipe Brito, avaliou a entrega do resultado da eleição em tempo recorde. “Houve muito planejamento, muitas reuniões para que chegássemos a esse resultado que sempre foi um sonho para o qual tivemos muita dedicação para que conseguíssemos chegar a essa média histórica para o Pará”, disse.
Segurança
Com relação à segurança, o presidente do Tribunal ressaltou a tranquilidade que tomou conta do 2º Turno. “Tivemos uma votação tranquila, com nenhuma intercorrência registrada em Belém e nenhuma ocorrência registrada em Santarém”, avaliou o magistrado.
A presidente da Comissão de Monitoramento e Apuração das Eleições, juíza Rosa Navegantes, enfatizou que esse resultado positivo se deve a um trabalho iniciado bem antes das eleições. “Começamos a trabalhar ainda em fevereiro deste ano, quando iniciamos as reuniões com as Forças de Segurança para que tudo fosse organizado e isso nos levou a esse resultado positivo de zero ocorrências”, disse.
Abstenções
A diretora-geral do TRE do Pará, Nathalie Castro, comentou sobre o percentual de abstenções. Neste segundo turno ficou em torno de 25%, mas dentro da média esperada pelo Tribunal. “Acreditamos que esse percentual se deva sim à questão do feriado (Recírio 28/10) e também ao fato de a votação para prefeito não arregimentar tanto a população como para vereador, que acaba estando mais próximo da população”, analisou.
Resultados
O secretário de Tecnologia da Informação, Felipe Brito, informou que havia uma expectativa pelo resultado positivo de Belém, enquanto Santarém, já se desenha com um cenário um pouco diferenciado. “Essa meta histórica em Belém se deve a todo um sistema de pessoas que atuaram de forma orquestrada para que isso ocorresse. Já Santarém tem um ritmo um pouco mais diferenciado pela própria logística envolvida”, destacou ele, referindo-se, entre outras coisas, às longas distâncias e dificuldades de acesso a alguns locais de votação no município.
Com informações da Ascom TRE/PA