Vereador reeleito Biga Kalahare é atingido por tiro de chumbinho durante comemoração em Santarém
Parlamentar do PT, único representante LGBTQIA+ na Câmara, foi alvo de ataque em evento após vitória eleitoral. Agressão é mais um episódio de violência política e homofobia.
O vereador reeleito Biga Kalahare (PT) foi atingido por um tiro de arma de pressão durante uma carreata em comemoração à sua vitória nas eleições deste domingo (6) em Santarém, no Pará. O ataque ocorreu no bairro Maracanã, onde o parlamentar conversava com apoiadores. O projétil, disparado de um chumbinho, atingiu de raspão Biga, que não sofreu ferimentos graves. Seus assessores identificaram a direção do disparo, mas o autor ainda não foi localizado.
Este não é o primeiro caso de violência política e homofobia contra o vereador, que é o único representante da comunidade LGBTQIA+ na Câmara de Santarém e foi reeleito com o apoio de militantes progressistas e de direitos humanos. Biga, que é homossexual, tem sido alvo de constantes ataques em redes sociais, onde discursos de ódio e ameaças de violência circulam com frequência.
Recentemente, uma mensagem em grupos de WhatsApp incitou explicitamente a violência contra ele, com um discurso de ódio que foi amplamente criticado. “Vagabundo desse filho da puta nojento merece é uma bala no meio da cara”, dizia o texto, que ainda ofendia eleitores e apoiadores do parlamentar.
Histórico de homofobia e ataques
Desde o início de seu mandato, em 2021, Biga Kalahare tem sido alvo de ataques homofóbicos e discursos de ódio na cidade. Em resposta a uma série de agressões verbais e ameaças, a Câmara de Santarém emitiu uma nota oficial repudiando os insultos e manifestando solidariedade ao vereador.
Agora, com mais esse episódio de violência física, Biga, junto à sua equipe jurídica, registrou um boletim de ocorrência na 16ª Delegacia de Polícia de Santarém, onde será aberto um inquérito para investigar o caso. A Polícia Civil do Pará deverá apurar as circunstâncias e identificar o autor do disparo.