Belém recebe Festival Amazônia Matsuri e celebra 95 anos da imigração japonesa na Amazônia
Com atrações culturais, gastronômicas e tecnológicas, o evento, que acontece de 20 a 22 de setembro, marca quase um século da presença nipônica na região. A entrada é gratuita.
Entre os dias 20 e 22 de setembro, Belém será palco do Festival Amazônia Matsuri, uma celebração à cultura japonesa que comemora os 95 anos da imigração nipônica na Amazônia. Organizado pela Associação Pan Amazônia Nipo Brasileira (Apanb) e pela Tasa Eventos, o festival ocorre no Parque da Residência e oferece ao público uma imersão cultural e culinária no Japão.
Durante os três dias, os visitantes poderão desfrutar de uma programação variada, que inclui oficinas de bonsai e ikebana, apresentações de taikô (tambores japoneses), danças folclóricas e o aguardado concurso de cosplay, atraindo a comunidade geek. O festival também traz uma rica experiência gastronômica com pratos típicos como sushi, sashimi, yakissoba e tempurá.
Abertura oficial e presenças ilustres
Embora as atividades estejam disponíveis desde sexta-feira (20), a abertura oficial será no sábado (21), às 19h, com a presença de autoridades, como o Embaixador do Japão no Brasil, Teiji Hayashi, e o Cônsul Principal do Japão em Belém, Tomio Sakamoto. Em seu discurso, o cônsul destacou o legado deixado pelos imigrantes japoneses na região, ressaltando a importância do intercâmbio cultural e econômico entre Brasil e Japão.
Uma retomada histórica
Adnaldo Souza Kunimune, presidente da Apanb, destacou que o Amazônia Matsuri marca a retomada dos grandes festivais japoneses em Belém, preparando o terreno para as comemorações dos 100 anos da imigração japonesa na Amazônia. Segundo ele, o evento é uma celebração do esforço e coragem dos pioneiros que chegaram ao Pará, consolidando uma relação cultural duradoura entre as duas nações.
Tecnologia e cultura para todos os públicos
Além das tradicionais manifestações culturais, o festival oferece uma experiência de realidade virtual, que permitirá aos visitantes vivenciarem a conexão histórica entre Japão e Brasil, e a oportunidade de vestir trajes típicos japoneses, como o quimono, para fotos em um ambiente especial.
Com entrada gratuita, o Amazônia Matsuri promete levar o público a uma verdadeira viagem ao Japão, sem sair de Belém, proporcionando uma experiência única para toda a família.
Serviço: Amazônia Matsuri 2024
Data: 20, 21 e 22 de setembro
Horários: Sexta das 17h às 22h; Sábado das 10h às 22h; Domingo das 10h às 20h
Local: Parque da Residência
Endereço: Av. Gov Magalhães Barata, 830 – São Brás, Belém – PA
Entrada: Franca
Programação completa: www.amazoniamatsuri.com.br