Helder Barbalho exonera assessor que é alvo de vários processos por danos morais
O governador do Pará, Helder Barbalho, exonerou o assessor Sávio Barbosa, que estava ‘abrigado’, na Casa Civil da Governadoria do Estado, desde o início de 2019. Ele mantém ainda um blog no qual dissemina as mais variadas fake news, e, por isso, já é alvo processos judiciais por danos morais.
Esse artifício de Helder Barbalho, de se livrar de assessores que podem ‘macular’ a imagem dele, está ficando comum. Vide a exoneração do ex-secretário adjunto da Secretaria de Estado de Saúde (Sespa-PA), Peter Cassol, aquele do dinheiro dentro de um cooler, e mais 30 outros assessores da mesma Secretaria, acusado de envolvimento no caso dos respiradores inservíveis, comprados na China.
Sávio foi exonerado, com publicação no Diário Oficial do Estado, edição do dia 22 de junho. O blog dele era, até então, patrocinado pela Secretaria de Comunicação do Governo de Helder Barbalho (Secom) e pelo Banpará, banco oficial do Estado. O blog é conhecido por defender Helder Barbalho e perseguir os adversários dele, críticos e denunciantes, entre os quais, jornalistas e blogueiros que ainda fazem oposição e mostram as notícias dos muitos escândalos financeiros do governo Helder Barbalho.

O motivo da exoneração do aliado da família Barbalho não foi explicado. Mas, conforme noticiado na última sexta-feira, 19, Sávio Barbosa foi intimado por um oficial de justiça para ser ouvido em audiência na 9ª Vara do Juizado Especial Cível da Capital, no processo nº 0809277-15.2020.814.0301, em processo de danos morais movido por Izabela Jatene, filha do ex-governador Simão Jatene.
Processos – No mesmo dia em que seria ouvido como réu no processo movido por Izabela Jatene, foi informado que a audiência tinha sido transferida para agosto. Nesse mesmo mês, outra audiência judicial já havia acabado de ser agendada contra Sávio Barbosa, também na Justiça Estadual, na qual pede-se indenização por danos morais. Dessa vez, o processo é movido pelo vereador de Belém e presidente da Câmara Municipal de Belém, Mauro Freitas.

Segundo o blog do portal Amazon Live, “Com a fama negativa por copiar textos de terceiros, sem citar as fontes, além de espalhar nas redes sociais e no Whatsapp, textos, vídeos e memes apócrifos, com ofensas a determinadas figuras públicas e réu em processo de injúria, calúnia e difamação, Sávio Barbosa possui um blog patrocinado pelo Governo do Pará e pelo Banpará”.
Com informações do blog de Diógenes Brandão



