A região metropolitana de Belém alcançou o maior Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) da região Norte, com um índice de 0,745, superando Manaus (0,711) e Macapá (0,695). No ranking das 21 maiores regiões metropolitanas do Brasil, Belém ocupa a 11ª posição, enquanto São Paulo lidera com um IDH de 0,842 e Macapá fica na última posição.
Os dados fazem parte da edição mais recente do Relatório de Desenvolvimento Humano no Brasil, com números referentes a 2021, divulgados nesta terça-feira pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud).
O IDH é um indicador que mede a qualidade de vida com base em três dimensões principais: expectativa de vida, anos de escolaridade e renda per capita. A escala varia de 0 a 1, sendo que, quanto mais próximo de 1, melhor é a qualidade de vida da população.
VEJA RANKING:



