NOTÍCIAS

Impasse entre Colômbia e Peru paralisa OTCA e frustra planos de Lula para a Amazônia

O Itamaraty está tentando resolver um impasse entre Colômbia e Peru que afetou a Organização do Tratado de Cooperação Amazônica (OTCA), um organismo internacional com sede em Brasília. Esta organização, que é uma prioridade para o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, tem como objetivo alinhar políticas ambientais para preservar a Amazônia, a maior floresta tropical do mundo.

A OTCA, destacada na Cúpula de Belém no ano passado, inclui oito países: Brasil, Colômbia, Peru, Venezuela, Bolívia, Equador, Guiana e Suriname. O encontro em Belém do Pará, marcou a reativação da OTCA após 14 anos sem reuniões entre presidentes e chanceleres desses países.

O impasse começou quando o mandato da boliviana María Alexandra Moreira López como secretária-geral da OTCA terminou em janeiro. A sucessão, que segue um rodízio entre os países-membros e requer unanimidade, ficou travada quando a Colômbia indicou o antropólogo Martín von Hildebrand, próximo ao presidente Gustavo Petro, mas o Peru não aprovou a nomeação. Esse desacordo persiste há quatro meses.

O problema é agravado pelas tensões políticas entre Colômbia e Peru, especialmente após críticas do presidente Petro ao impeachment e prisão do ex-presidente peruano Pedro Castillo. Esse impasse prejudica o funcionamento da OTCA, que não tem avançado nas missões definidas na cúpula de agosto.

Atualmente, a OTCA está sob comando temporário de Vanessa Grazziotin, ex-deputada e ex-senadora pelo PC do B do Amazonas, indicada em janeiro.

Esse impasse compromete os planos do governo Lula de usar a OTCA para promover a integração sul-americana, em um cenário de crescentes divergências ideológicas na região. Outros esforços de integração, como a recriação da Unasul e a cooperação no Mercosul, também enfrentam dificuldades devido a tensões políticas entre líderes sul-americanos.

Com informações CNN

Etiquetas

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar