Fiscais da Adepará apreenderam 125 sacas de amêndoas vindas do Amazonas
Na madrugada de sábado (25), fiscais estaduais agropecuários da Agência de Defesa Agropecuária do Pará (Adepará) apreenderam 126 sacas de amêndoas de cacau no porto hidroviário de Almeirim, na região do Baixo Amazonas. As amêndoas estavam sendo transportadas em um navio que partiu do Amazonas com destino ao Pará.
O diretor geral da Adepará, Jamir Macedo, informou que a fiscalização agropecuária identificou irregularidades no transporte. “Os nossos fiscais identificaram que a carga estava em desacordo com a legislação, sem os documentos obrigatórios que atestam a sanidade vegetal, como o laudo de classificação das amêndoas, e acondicionadas em sacarias velhas, que foram reutilizadas”.
A diretora de Defesa e Inspeção Vegetal da Adepará, Lucionila Pimentel, também enfatizou os riscos. “A entrada da praga no Pará poderá causar um impacto avassalador na economia, no aspecto ambiental e social, comprometendo a política de sustentabilidade implementada para a cacauicultura paraense”.
Segundo a equipe da unidade da Adepará, em Almeirim, o transporte das amêndoas já estava sendo monitorado pela Gerência de Trânsito da Adepará, após uma denúncia anônima e os fiscais conseguiram interceptar o navio e apreender a carga.
A operação contou com o apoio da Polícia Militar que atuou desde a interceptação e apreensão até a destruição e incineração das amêndoas no aterro sanitário do município.



