Em meio a uma das maiores enchentes já registradas em Porto Alegre (RS) e em grande parte do estado do Rio Grande do Sul, o líder do Cidadania na Câmara dos Deputados, Alex Manente (SP), propõe uma mudança: transferir a sede da COP 30, programada para novembro de 2025, de Belém para a capital gaúcha.
Manente planeja apresentar a sugestão aos demais líderes partidários na Casa, argumentando que essa alteração seria uma maneira eficaz de destacar as consequências práticas das mudanças climáticas. Para o deputado, a realização do evento climático da ONU em Porto Alegre serviria não apenas para conscientizar sobre os desafios enfrentados devido ao aquecimento global, mas também para contribuir com a reconstrução da cidade após as recentes adversidades climáticas.
“Porto Alegre como sede da COP30 seria uma vitrine global para testemunhar os impactos concretos e devastadores do aquecimento global. Precisamos evidenciar como as adversidades climáticas estão transformando nossas vidas e convocar uma ação coletiva para enfrentar esse desafio global”, ressalta o parlamentar.
A proposta de Manente surge em um momento em que membros do governo Lula discutem reservadamente a possibilidade de mudança de sede da COP 30, em virtude das preocupações com a infraestrutura, principalmente hoteleira, da capital paraense para receber a conferência, conforme reportagem da Folha.



