AnanindeuaBELÉMNOTÍCIASO ED VOLTOU!OPINIÃO

O que Ananindeua tem a ensinar a Belém sobre urbanismo em espaços públicos?

Ananindeua e Belém, cidades vizinhas, compartilham desafios comuns em termos de urbanismo e gestão de espaços públicos. Por anos, Ananindeua foi conhecida como uma cidade dormitório, onde a população apenas dormia enquanto trabalhava e utilizava serviços em Belém. No entanto, nas últimas duas décadas, Ananindeua passou por transformações importantes, desenvolvendo uma economia própria e uma rede de serviços que antes só eram encontrados na capital.

Moradores desfrutam da Praça da Bíblia. Foto: PMA

Essas mudanças podem ser atribuídas, em parte, à administração municipal, que adotou novas abordagens de urbanismo. A cidade passou a investir em espaços públicos inovadores, seguindo tendências modernas que enfatizam a importância de áreas de lazer e convivência. Esses locais, como a Praça da Bíblia, a nova Orla Municipal e o Parque Urbano Vila Maguary, representam um compromisso com a qualidade de vida dos cidadãos, proporcionando espaços para atividades recreativas, encontro social e contato com a natureza.

Nova Orla de Ananindeua. Foto: PMA

O crescimento de Ananindeua como um polo de desenvolvimento regional contrasta com a situação de Belém, que enfrenta desafios relacionados à segurança e falta de manutenção em seus espaços públicos. Apesar de Belém ter uma infraestrutura mais consolidada, herdada do ciclo da borracha, seus espaços públicos sofrem com a falta de uso, insegurança e pouca manutenção. O centro da cidade parece estar em declínio, sufocado pela falta de ideias inovadoras e por barreiras ideológicas atreladas a partidos políticos de extrema esquerda.

Moradores tirando fotos do novo Parque Urbano Vila Maguary, em Ananindeua. Foto: PMA

Enquanto Belém aguarda eventos de grande escala, como a Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente COP 30), para reviver sua economia e espaços públicos, Ananindeua está mostrando que é possível fazer muito com menos. Com uma abordagem prática e focada na eficiência, a cidade está conseguindo criar áreas públicas que convidam seus cidadãos a participar ativamente da vida urbana, promovendo um senso de pertencimento e responsabilidade.

Ananindeua pode servir como um exemplo para Belém e outras cidades do Brasil, mostrando que uma administração municipal engajada e inovadora pode transformar espaços públicos em locais vibrantes e seguros. O segredo está em adotar estratégias modernas de urbanismo, ouvindo as necessidades dos cidadãos e investindo em projetos que promovam a inclusão, segurança e bem-estar. Ao mesmo tempo, a participação da comunidade e a manutenção constante dos espaços são essenciais para garantir o sucesso a longo prazo. Ananindeua nos mostra que, com criatividade e foco, é possível revitalizar uma cidade e oferecer um futuro mais promissor para seus habitantes.

Etiquetas

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar