Governo do Pará diz que praias poderão ser abertas em julho e aulas retomadas em agosto
Belém (PA) – O Governo do Pará anunciou que, se o atual cenário da pandemia se mantiver no Estado, a previsão para o retorno das aulas na rede pública estadual é para o início de agosto, enquanto também se prevê a liberação de balneários e praias do Pará já para primeira semana das férias de julho.
É o que confirmou o governador Helder Barbalho, no início da tarde de sexta-feira, 19, durante o comunicado, feito por redes sociais e televisão, sobre o projeto ‘Retoma Pará’, que trata dos critérios e protocolos para a reabertura de atividades econômicas do Estado. O comunicado foi transmitido ao vivo pelo site Agência Pará e pela TV Cultura.
Curvas de declínio – O Governo defendeu que o índice de ocupação de leitos do Pará e as curvas de declínio de casos e mortes por Covid-19 sugerem que a situação da pandemia no Pará está “sob controle”, segundo as palavras do próprio governador.
As aulas e o acesso a locais públicos de lazer estão suspensos desde que medidas mais restritivas foram tomadas, após o crescimento de casos de Covid-19 no Pará. O início da pandemia foi registrado em março no Estado.
“A volta às aulas só ocorrerá em 1 de agosto. E isso se não houver nenhuma mudança do cenário epidemiológico do Pará”, declarou o governador, no comunicado, ao lado de Ualame Machado, titular da Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social (Segup); e do reitor da Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA), Marcel Botelho.
Monitoramento – Botelho representou a equipe técnica, formada ainda por pesquisadores da Universidade Federal do Pará (UFPA) e Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA), que embasa o monitoramento científico da situação da pandemia em todo o Estado e que atualiza os níveis de alerta para a proliferação do coronavírus e os registros relacionados à Covid-19 em cada região paraense.
Escolas particulares – “Se tudo continuar estável e equilibrado [como nesta semana], vamos reabrir as atividades das escolas estaduais com protocolos definidos com entidades como o Sindicato dos Trabalhadores da Educação Pública do Estado do Pará e outras”, disse Helder Barbalho.
O Governo anunciou ainda que a rede particular de ensino do Estado vai contar com a abertura de uma linha de financiamento do Governo do Estado, oferecida pelo Banpará, e em acordo com entidades representantes, para dar apoio a essas instituições de ensino.
Segundo Helder, algumas escolas particulares “estão com muitas dificuldades” durante a pandemia. Porém, o governador não se referiu mais especificamente a quais seriam essas dificuldades, e também não detalhou maiores informações sobre o calendário geral previsto para essas instituições, tampouco comentou como se dará o crédito, ou o volume de recursos a serem oferecidos às escolas da rede privada.
Fonte: O Liberal



