NOTÍCIANOTÍCIASPará

Operação da PF desmantela esquema de envio de cocaína para África e Europa a partir de barcos pesqueiros no Pará

A Polícia Federal deflagrou a Operação Oceano Azul nesta quinta-feira, 4, com o cumprimento de 15 mandados de prisão e 30 de busca e apreensão em seis cidades paraenses e em outros sete Estados do país. O foco da operação é desarticular um grupo que movimentou mais de R$ 50 milhões entre 2022 e 2023 em um esquema de envio de cocaína para a África e Europa, utilizando barcos pesqueiros com origem no Pará.

A dinâmica exata do transporte dos entorpecentes não foi detalhada pela PF. Os mandados foram expedidos pela 4ª Vara Federal da seção judiciária do Pará e incluem também 27 mandados de sequestro de bens e 15 de suspensão de atividades econômicas.

As ações da PF tiveram início a partir da apreensão de uma tonelada de cocaína enterrada em um sítio no município de Curuçá, no Pará, em julho de 2022. Durante as investigações, foi identificado um esquema de lavagem de dinheiro associado ao grupo, que utilizava “laranjas” e “testas de ferro” para abrir diversos CNPJs e dissimular os valores obtidos de forma ilícita.

Um ponto de destaque nas investigações foi a criação de uma instituição financeira pelos criminosos, que também visava a lavagem de dinheiro do tráfico. O trabalho da PF prossegue com a análise de dispositivos eletrônicos apreendidos para confirmar ou refutar as hipóteses criminais levantadas.

A diversificação das estratégias de lavagem de dinheiro pelas facções criminosas, incluindo o uso de igrejas como fachada e a criação de contas em bancos digitais, tem sido observada pelas autoridades policiais. O Primeiro Comando da Capital (PCC), maior organização criminosa do país, vem buscando maneiras de ocultar os lucros obtidos com o tráfico internacional de drogas e evitar a fiscalização policial.

Etiquetas

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar