A Ilha do Marajó e Alter do Chão estão entre os destinos turísticos de grande interesse entre os brasileiros em 2024, de acordo com a Pesquisa “Tendências de Turismo” divulgada pelo Ministério do Turismo. Os resultados, que destacam as preferências para o verão de dezembro de 2023 a março de 2024, colocam a Ilha do Marajó em 10º lugar, com 5% da preferência, e Alter do Chão em 15º, com 4% da escolha dos viajantes.
O secretário do Pará, Eduardo Costa, destaca a singularidade e a beleza paradisíaca desses destinos e ressalta a importância da pesquisa para orientar políticas públicas integradas de turismo, bem como para orientar o setor turístico paraense.
A pesquisa revela que 97% dos brasileiros optarão por destinos nacionais para viagens de lazer no verão, sendo as preferências divididas entre sol e praia (51%), rural/campo (9%), ecoturismo (9%), saúde e bem-estar (5%), diversão noturna (5%), e aventura (4%). As regiões Nordeste e Sudeste lideram como destinos preferidos para as férias de verão, com 42% e 41% da preferência, respectivamente.
A pesquisa também fornece insights sobre o comportamento dos turistas, indicando que 66% das viagens terão duração de até 10 dias, com um ticket médio de gasto de R$ 1.877. A pesquisa destaca que 52% dos brasileiros que viajam a lazer com frequência começam a planejar suas viagens com três meses de antecedência, e as redes sociais (47%) são a principal fonte de informação sobre destinos turísticos.
Metodologia: A pesquisa foi conduzida pelo Instituto de Pesquisa de Reputação e Imagem (IPRI) entre 7 e 11 de dezembro de 2023, com 2.029 entrevistas domiciliares em todas as 27 Unidades da Federação. A margem de erro é de 2 pontos percentuais, com intervalo de confiança de 95%.