Após o apagão que atingiu o Brasil em uma onda de caos na manhã desta terça-feira, 15, a região Norte do país enfrenta um desafio maior para o restabelecimento completo do fornecimento de energia elétrica, apesar de possuir grandes usinas hidrelétricas, como Belo Monte e Tucuruí.
Falando aos repórteres, o vice-presidente Geraldo Alckmin enfatizou as informações do Ministério de Minas e Energia (MME) de que a retomada das cargas já ocorreu nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste, abrandando os efeitos do apagão.
Atualizando a situação em relação às regiões ainda afetadas, o vice-presidente mencionou por volta do meio-dia que o Nordeste já recuperou 80% da carga perdida, enquanto a região Norte apenas conseguiu restaurar 40%.
“Se tudo correr bem, em poucas horas, deverá estar tudo normalizado. Em seguida, será iniciada a investigação das causas dessa perda de carga. A atuação do Ministério de Minas e Energia, seus técnicos e equipes foi ágil, e a recomposição está ocorrendo rapidamente”, afirmou Alckmin.
Alckimin declarou que foi informado da situação pelo secretário-executivo do MME, Efrain Pereira da Cruz. O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, encontrava-se acompanhando o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em uma viagem oficial ao Paraguai e está retornando ao Brasil para lidar com a crise energética.



