EDUCAÇÃONOTÍCIASPará

Escolas cívico-militares do Pará não fazem parte do Pecim e seguem em funcionamento

No Pará, as escolas cívico-militares continuam em pleno funcionamento, mesmo não fazendo parte do Programa de Escolas Cívico-Militares (Pecim) criado pelo governo federal. Segundo informações da Secretaria de Estado de Educação do Pará (Seduc/PA), essas escolas foram implementadas pela gestão estadual em parceria com a Polícia Militar e continuarão a operar normalmente.

Após o anúncio da extinção do Pecim pelo presidente Luis Inácio Lula da Silva, governadores de diferentes estados manifestaram o desejo de manter o modelo. Entre eles, destaca-se o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos-SP), que afirmou que editará um decreto para regular seu próprio programa. Essa postura também é compartilhada por governadores de estados não alinhados ao governo federal, como Ibaneis Rocha (MDB-DF) no Distrito Federal e Jorginho Mello (PL) em Santa Catarina, que elogiaram os resultados do combate ao tráfico de drogas nas escolas.

No caso do Pará, as dez escolas cívico-militares existentes foram implementadas pelo governo estadual em parceria com a Polícia Militar, e não estão relacionadas ao Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares (PECIM) do Governo Federal. Segundo a Seduc, essas instituições fazem parte da iniciativa da Supervisão Militar Educacional (SUME), que busca promover a melhoria da educação básica e prevenir a violência e a criminalidade no ambiente escolar. Os policiais militares atuam como aliados dos professores no processo pedagógico, orientando os alunos sobre valores como respeito, educação e civilidade.

As escolas cívico-militares implementadas pelo governo do estado no Pará são:

  1. Colégio com Supervisão Militar Brigadeiro Fontenelle – Belém
  2. Colégio com Supervisão Militar Padre Pietro Gerosa – Ananindeua
  3. Colégio com Supervisão Militar Laercio Wilson Barbalho – Ananindeua
  4. Colégio com Supervisão Militar Irmã Stella Maria – Abaetetuba
  5. Colégio com Supervisão Militar José Edvar Coelho Frota – Tailândia
  6. Colégio com Supervisão Militar Gonçalo Vieira – Breu Branco
  7. Colégio com Supervisão Militar Manoel Carlos Silva – Tucuruí
  8. Colégio com Supervisão Militar Rio Tocantins – Nova Marabá
  9. Colégio com Supervisão Militar Raimunda Rodrigues Mota – Altamira
  10. Colégio com Supervisão Militar Robilotta Aridal – Canaã dos Carajás

No modelo adotado pelo Pará, os valores de excelência, civismo, honestidade e respeito são fundamentais para o desenvolvimento educacional dessas escolas.

Etiquetas

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar