O Arraial do Pavulagem, que se tornou uma tradição cultural em Belém durante o mês de junho, está no centro de um intenso debate nas redes sociais. Enquanto muitos elogiam e valorizam o evento por resgatar a cultura popular e suas raízes paraenses, outros expressam críticas e descontentamento.
Alguns internautas destacam a importância do Arraial do Pavulagem como parte do calendário cultural da cidade, enaltecendo as toadas, o carimbó e outros ritmos típicos que animam as ruas e atraem uma multidão. Essas pessoas lamentam os comentários negativos que desmerecem o movimento e menosprezam a valorização da cultura local.
“Li alguns comentários em outras redes sociais, todo ano tem o Arraial do Pavulagem , aí vem comentário negativos de gente falando e desmerecendo todo um movimento de cultura popular , que inclusive resgata coisas que fazem parte da nossa formação como povo. Tá chato!”, comentou um internauta.
Por outro lado, há críticas que apontam o evento como sendo elitista, devido aos altos preços e à restrição de acesso a quem possui autorização dos organizadores. Além disso, o horário em que ocorre o Arraial, em meio ao intenso calor de Belém, é mencionado como um aspecto negativo.
“(Alerta cancelamento) Apesar de não ser paraense de nascimento, valorizo a cultura local, a maioria das coisas realmente são bem bonitas. Mas tem umas paradas que não são de boa qualidade e forçam uma barra bacana, tipo: arraial do pavulagem… domingo de manhã no sol quente”, criticou um internauta.



