O deputado federal Delegado Éder Mauro (PSD-PA) informou há pouco, na manhã desta segunda-feira, 15, em suas redes sociais, que acabou de protocolar na Assembleia Legislativa do Pará (Alepa) um pedido de impeachment do governador Helder Barbalho.
Veja a postagem no Twitter:
Entre outros motivos, o documento menciona a compra de 152 respiradores imprestáveis, operação que levou o Superior Tribunal de Justiça (STJ) a autorizar, na última quarta-feira, 10, a operação Para Bellum.
A bola agora está com o presidente da Alepa, Daniel Santos, aliado do governador. Deputados ouvidos acreditam, no entanto, que no momento são mínimas as chances de aprovação do pedido.
Críticas – Aliado de Jair Bolsonaro, Éder Mauro tem feito também críticas severas ao delegado-geral Alberto Teixeira. Em postagem recente no Instagram, ele acusou Teixeira de comprar álcool em gel a preços superfaturados, isso depois de ter autorizado a apreensão de mais de mil litros de álcool em gel, acondicionados em 241 vasilhames de cinco litros.
A apreensão, feita no dia 20 de março, quando a pandemia começa a se expandir no estado, foi feita pela Polícia Civil durante a operação “Usura”, autorizada pelo juiz Carlos Magno Gomes de Oliveira, da 3ª Vara Criminal de Ananindeua, e está descrita em detalhes na Agência Pará, do Governo do Estado.
Éder Mauro, cujo filho Rogério Barra desligou-se recentemente do governo Helder Barbalho, no qual exercia o cargo de secretário de Justiça e Direitos Humanos, também acusou o delegado-geral de investigar de “forma clandestina” seu superior, o secretário de Segurança, Uálame Machado, e de comprar 4 mil litros de álcool a R$ 220 mil.
Veja reportagem do Pará Web News sobre o ‘escândalo do álcool em gel’: https://parawebnews.com/compra-sem-licitacao-de-alcool-em-gel-no-valor-de-r-55-o-litro-foi-autorizado-por-alberto-teixeira/
Fonte: blog Espaço Aberto



