Alimento de açaí com guaraná, da empresa paraense Bony Açaí, sediada no município de Igarapé-Miri, recebeu o Prêmio Internacional de Inovação na categoria “Melhor Bebida“.
A premiação aconteceu na Feira Gulfood, um dos maiores eventos do mundo no setor de alimentos e bebidas, e elege todo ano os melhores produtos em diferentes categorias. A edição de 2023 ocorreu de 20 a 24 de fevereiro, em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, e reuniu mais de 5 mil expositores, de mais de 120 países. Mais de 100 empresas brasileiras expuseram seus produtos.
O açaí em lata produzido pela Bony Açaí recebeu o Prêmio de Inovação como melhor bebida do mundo, vencendo uma acirrada disputa final com mais duas outras bebidas: uma água proteica e um chá funcional. “Um verdadeiro orgulho para nós, como uma empresa genuinamente brasileira e orgulhosamente amazônica, direto do Pará para o mundo”, disse o fundador da empresa, Bony Monteiro.
O empresário reforçou a possibilidade de promover desenvolvimento à comunidade, por meio da geração de emprego e renda, em especial no município de Igarapé-Miri. Segundo ele, “não se trata de incentivo somente para aumentar as vendas dos produtos, e sim para garantir inovação e novos investimentos, contribuindo com a verticalização da indústria paraense”.
Produção – O Estado do Pará é o maior produtor de açaí do Brasil. Segundo dados da Pesquisa Agrícola Municipal (PAM) do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), o Estado produziu quase 94% de todo o açaí do País, com 1.485.113 toneladas. Igarapé-Miri é o município que mais produziu o fruto (426 mil toneladas) em 2021. Boa parte do açaí exportado sai do Pará em forma de polpa in natura ou barra (congelada).



