NACIONAL

Adeus à Globeleza

Quem viu, viu, quem não viu não vê mais

A vinheta de cobertura da Rede Globo no período de Carnaval parou de vez de ser exibida pela emissora. A TV Globo já vinha modificando seu formado e, aos poucos, acrescentando mais roupas às dançarinas.

Criada em 1990 por Hans Donner, com a musa Valéria Valensa, e repetida cada ano, ficou conhecida por exibir mulheres negras sambando, totalmente sem roupa e apenas com pintura corporal.

Com o tempo, a vinheta passou a ser acusada de racismo, objetificação da mulher, nudez e utilização de estereótipos sexistas.

Ao todo, foram cinco Globelezas, Valéria Valenssa, Giane Carvalho, Aline Prado, Nayara Justino e Erika Moura, no entanto, a que parece ter chamado mais atenção foi dançarina e influenciadora digital Thais Carla.

Mesmo sem nunca ter sido musa da vinheta original da TV Globo, no começo deste mês de fevereiro, a influencer causou um burburinho nas redes sociais postando fotos em seu perfil do Instagram com a fantasia de Globeleza. Na legenda da postagem a dançarina brincou, dizendo “será que vem aí?” e usou a hasthtag Globeleza. 

Etiquetas

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar