Um estudo inédito do Monitor da Floresta do PlenaMata, uma iniciativa do MapBiomas, InfoAmazonia, Natura e Hacklab pelo fim do desmatamento, mostra que o Pará foi o estado da Amazônia Legal que mais teve árvores derrubadas em 2022.
Segundo os dados, fora, foram 197 milhões de árvores derrubadas entre janeiro e dezembro do ano passado. O ranking ficou da seguinte forma:
- Pará: 197 milhões de árvores
- Amazonas: 144,8 milhões de árvores
- Mato Grosso: 113,7 milhões de árvores
- Rondônia: 70,3 milhões
- Acre: 32,9 milhões de árvores
- Roraima: 10,9 milhões de árvores
- Maranhão: 6 milhões de árvores
- Tocantins: 516 mil árvores
- Amapá: 380,9 mil árvores
O Monitor da Floresta inclui um contador de árvores derrubadas, que utiliza como base os alertas diários de áreas desmatadas do DETER, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), e multiplica pela quantidade média de árvores estimada pela ciência para cada hectare de floresta na Bacia Amazônica, que é de 565 árvores — número obtido de um amplo estudo realizado por mais de uma centena de cientistas e publicado na revista Science, em 2013.
Como os alertas do Deter são divulgados semana a semana, o contador inclui uma estimativa em tempo real de quantas árvores estão caindo até o presente momento.
Segundo o coordenador-geral do MapBiomas, Tasso Azevedo, o que o contador faz é transformar os dados de desmatamento do Inpe em números de árvores tombadas. “Tudo isso para representar de forma mais concreta o significado da derrubada da floresta. Em vez de falarmos em áreas, abordamos em números de árvores, o que dá um pouco mais de noção do tamanho do desastre”, destaca no site oficial.



