O motorista que atropelou e matou duas pessoas durante a 28ª edição da Caminhada de Fé com Maria, em Santarém, região oeste do Pará, foi autuado em flagrante pelo crime de homicídio qualificado. A informação foi confirmada pelo delegado Lucivelton Ferreira. Sirlei Dantas Lira, de 37 anos, passou por audiência de custódia na manhã de domingo, dia 4, no Fórum de Santarém onde a prisão em flagrante foi convertida em prisão preventiva.
Sirlei Dantas de Lira contou que estava consumindo bebida alcoólica no bairro Ipanema e teria passado a direção do veículo para outro homem que teria lhe ameaçado.
Mortes – Inicialmente a Secretaria Municipal de Saúde de Santarém (Semsa) e o Samu chegaram a confirmar que o número de mortos havia subido para três, mas os órgãos voltaram atrás e reiteraram que duas pessoas morreram no atropelamento.
Ângela Maria Gomes Moraes e Marciro Mendes Moraes, mãe e filho, não resistiram aos ferimentos e morreram.
No total, mais de 20 pessoas foram atingidas pelo carro dirigido por Sirlei, que invadiu a caminhada. De acordo com a Semsa, 14 Vítimas foram atropeladas e deram entrada no hospital
De acordo com o delegado Lucivelton Ferreira, após ter as informações prestadas em depoimento confrontadas pela polícia, Sirlei assumiu que estava dirigindo o veículo que atropelou várias pessoas durante a “Caminhada de Fé com Maria”.
Além da autuação em flagrante por homicídio qualificado, Sirlei de Lira foi indiciado por embriaguez ao volante. Os outros dois ocupantes do veículo, Antônio José Costa Soares, o Gordo, 47 anos; e Odair José Costa Soares, de 48 anos; foram citados no inquérito como testemunhas e foram liberados após prestarem depoimentos à polícia.
A “Caminhada de Fé com Maria” faz parte da programação oficial das Festividades de Nossa Senhora da Conceição, padroeira da Arquidiocese de Santarém.
Os fieis saíram de Mojuí dos Campos e seguiriam até a praça da Matriz, em Santarém, totalizando 37 quilômetros. Na edição 2022, aproximadamente 100 mil pessoas participaram da Caminhada de Fé com Maria, segundo o Corpo de Bombeiros.
Fonte: G1 Santarém