BELÉMNOTÍCIASO ED VOLTOU!

Belém abandonada: Parque municipal Gunnar Vingren é alvo de retirada ilegal de madeira

Abandonado há quase duas décadas, o Parque Ecológico Gunnar Vingren vem sofrendo com desmatamento e o despejo irregular de lixo. Moradores do bairro Val-de-Cans, em Belém, reclamam da falta de fiscalização em espaço ecológico, o que tem favorecido a ocorrências de crimes ambientais. 

Há duas semanas atrás, moradores do entorno denunciaram a derrubada ilegal de madeira dentro do parque. . De acordo com informações da PC, um homem identificado como Paulo de Castro Brito foi detido após ser flagrado cortando árvores.

LEIA MAIS: “Poda” de mangueiras na praça da República compromete túnel símbolo de Belém

O homem foi detido e encaminhado até a delegacia especializada. Ele vai responder, ainda de acordo com a PC, pelo crime de “comercializar motosserra ou utilizá-la em florestas e nas demais formas de vegetação, sem licença ou registro da autoridade competente”, cuja pena pode chegar a um ano de detenção, mais multa. O equipamento também foi apreendido.

Mas não é único crime praticado na área – o descarte de material irregular é comum. Na área de vegetação nativa, é possível encontrar pneus, vidros, isopor, que são materiais que demoram séculos para se decompor.

A reforma do parque, avaliada em quase R$ 900 mil, foi anunciada há cerca de três anos, mas ainda não saiu do papel. Enquanto isso, a área equivalente a 115 campos de futebol, que poderia ser uma opção de lazer e pesquisa, está ameaçada.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar