NOTÍCIASParáREGIONAL

Investigações em vila no Pará revelam mais de 10 mil artefatos pré-coloniais

Durante pesquisa de campo no Parque Estadual Serra das Andorinhas, em São Geraldo do Araguaia, no sudeste do Pará, 10,2 mil artefatos do período pré-colonial foram encontrados por estudantes e professores da especialização em Cultura Material e Arqueologia da Universidade de Passo Fundo (UPF).

Os achados, que incluem fragmentos de possíveis utensílios como vasilhames cerâmicos de diferentes formatos, foram divulgados pela instituição nesta sexta-feira (26). As descobertas aconteceram na Vila de Santa Cruz, em “um dos maiores sítios arqueológicos de arte rupestre a céu aberto do mundo”, de acordo com a UPF.

Com a supervisão de quatro professores, um grupo de 25 estudantes acampou no sítio-escola para aprender a ter responsabilidade com os materiais, realizando a higienização, catalogação e estudos das peças. Logo na primeira etapa das aulas, com duração de uma semana, a equipe descobriu os milhares de itens.

“A partir deste estudo de campo, temos a perspectiva de desenvolver ações de médio a longo prazo no Parque Serra das Andorinhas e arredores”, conta a coordenadora da especialização, a professora Dra. Jacqueline Ahlert, em comunicado.

O Parque Estadual Serra das Andorinhas traz vestígios de grupos pré-ceramistas e ceramistas. Ao todo, são 44 sítios arqueológicos e outros 16 sítios ceramistas a céu aberto, além de 370 cavernas, registradas por especialistas da Fundação Casa da Cultura de Marabá. Na região aconteceu também a Guerrilha do Araguaia, movimento armado ocorrido entre o final da década de 1960 e meados da década de 1970.

De acordo com Ahlert, a realidade que mistura passado e presente ajuda os pesquisadores a compreender melhor a passagem do tempo, uma vez que a população atual interage com os resquícios das civilizações passadas enquanto constrói, em cima delas, sua própria história.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar