‘Neste momento, o vírus tem baixa atuação na nossa cidade’, garante Zenaldo Coutinho

Na tarde desta terça-feira, 9, o prefeito de Belém, Zenaldo Coutinho, participou de live nas redes sociais para dar informações sobre o retorno das ativiades econômicas na capital durante a pandemia do novo coronavírus.
Durante a live, Zenaldo afirmou que os as unidades de saúde de Belém já não sofrem mais com a superlotação e que o ciclo do vírus está diminuindo. “Estamos com um equilíbrio nas nossas portas de entradas. O vírus aqui na nossa cidade, neste momento, tem baixa atuação. Como ainda tem pessoas sendo internadas, temos que ter cautela. Às vezes somos pressionados, tem uma parte do segmento econômico cumprindo as medidas de segurança, mas tem pessoas que não levam a sério. Não podemos nos permitir retornar à situação anterior”, disse.
Com relação aos atendimentos, o prefeito disse que os casos de covid-19 que chegam aos hospitais da rede municipal estão diminuindo e explicou como são notificados os casos. “Estamos tendo um número muito pequeno de covid-19 em Belém nós últimos dias. Consequentemente, o número de mortes reduziu muito. Infelizmente ainda temos alguns casos. As pessoas se surpreendem com o aumento dos casos. Muitas pessoas morrem sem o diagnóstico fechado de covid-19. Tem pessoas que morreram com suspeita. Essa informação chega na vigilância epidemiológica da prefeitura, que vai atrás da família e do prontuário, pra saber se o paciente morto teve contato com alguém que teve a doença. Com base em tudo isso, é declarada morte por covid-19, aí o número acaba aumentando”, esclareceu.
Ainda segundo o prefeito, a taxa de ocupação dos leitos de UTI da rede municipal estão estáveis e, pelo menos por enquanto, não preocupam. “O Hospital Dom Zico tem 50% dos leitos disponíveis. As UPAs também estão com respiradores disponíveis. Estamos longe da situação que já estivemos anteriormente”.
O prefeito ainda divulgou os números de atendimentos feitos nas UPAs e prontos-socorros de Belém no dia de ontem, 8. “Ontem as nossas UPAs e PSMs atenderam 995 pessoas. Dessas, 33 foram internações por coronavírus. E apenas 5 foram de casos graves”, finalizou.
Fonte Roma News



