O vídeo que mostra a habilidade de duas crianças sozinhas para subir e descer de uma balsa viralizou nas redes sociais. O registro foi feito no Estreito de Breves, na Ilha de Marajó, onde cenas assim se tornaram comum, mas que trazem a face visível dos problemas sociais que esta região do Pará sofre.
As duas crianças, que aparentam ter menos de 10 anos, sobem a balsa carregada de carretas para vender produtos regionais como açaí, camarão e palmito. Um homem aparece filmando a habilidade das crianças para sair da balsa.
O menino desce primeiro até a canoa. Logo depois, a menina que usa a corda para descer até a pequena canoa rente a balsa. Ela solta a corda e a canoa com os dois vai ficando para trás, na imensidão de um rio amazônico.
Como falamos acima, essas cenas são comuns de registrar no Estreito de Breves, uma região que fica a meio caminho de Belém e Manaus, com alto fluxo de navios de cargas e passageiros. A situação de pobreza na região leva muitas pessoas, a maioria crianças, a se arriscarem em pequenas canoas para pegar alimentos e roupas atirados no rio por passageiros dos navios.
Há também denúncias graves de exploração de sexual de meninas nas balsas.
CONFIRA O VÍDEO:



