Sem dúvidas, as lentes de contato dentais são as queridinhas do momento quando se fala em estética. Muitos artistas nacionais e internacionais já fazem uso das películas, dentre eles, Gustavo Lima, Neymar, Larissa Manoela, Whindersson Nunes e muitos outros.
O que muita gente não sabe é que as lentes não são usadas apenas para a estética facial, como por exemplo para melhorar o tamanho e o formato dos dentes, mas, em alguns casos, o procedimento é feito, inclusive, para melhorar a mastigação, como explica a cirurgiã-dentista e especialista em estética, Marcela Monice.
“As lentes de contato dentárias são películas bem fininhas, que são coladas na superfície dos dentes. O procedimento é indicado para pacientes que estão insatisfeitos com a estética do seu sorriso, que estão incomodados com a cor e o formato dos dentes e também para pacientes que têm desgastes dentários”.
A cirurgiã-dentista também explica que assim como todos os procedimentos estéticos, são necessários diversos cuidados desde o momento em que se decide colocar as lentes.
“O que o paciente deve observar é principalmente se o profissional é qualificado e especialista no procedimento ao qual está se propondo fazer. É importante procurar profissionais conservadores, que fazem o mínimo de desgastes dentários, esses são os mais indicados”, afirma Marcela Monice.
“Nem todo mundo pode investir no uso das lentes. É preciso analisar cada caso para recorrer às lentes de contatos dentais”, conclui.
De acordo com a especialista, em casos de procedimentos mal-sucedidos, os danos são perigosos e irreversíveis.
“Pode ocorrer um desgaste irreversível dos dentes, pode ficar excesso e com o passar do tempo o paciente ter doenças periodontais, como por exemplo, gengiva sangrante, desgaste ósseo e até mesmo ficar com os dentes moles. Além disso, se a lente não for bem adaptada, ela pode ficar caindo”, detalhou.
Mas, sem dúvidas, ao colocar as lentes, o sorriso fica muito mais bonito e atraente. Portanto, após o procedimento, alguns cuidados são necessários.
“O paciente deve ficar atento a alguns pontos, como por exemplo, evitar comer alimentos excessivamente duros e crocantes, manter uma rotina de higiene bucal impecável, fazer visitas regulares ao dentista, jamais roer unhas ou morder objetos, cuidar da saúde das gengivas e alguns outros que são orientados pelo profissional que realizou o procedimento”, finalizou a cirurgiã-dentista, Marcela Monice.



