BELÉMNOTÍCIAS

Mesmo com proibição do carnaval, blocos devem sair pelas ruas de Belém

Mesmo com a proibição do carnaval por causa do avanço da variante ômicron, a prefeitura de Belém deve apoiar saída de blocos de pré-carnaval pelas ruas da cidade. É o que diz o jornal O liberal, em reportagem deste domingo.

Além da ômicron, a gripe provocada pelo vírus H2N3 passou a fazer parte da preocupação das autoridades sanitárias de saúde desde o fim de dezembro, quando o número de casos explodiram e tem sobrecarregado as unidades de saúde e UPAs de Belém.

Segundo a matéria, o prefeito Edmilson Rodrigues disse, nesta quinta-feira, 13, que a segurança dos foliões será mantidas através de algumas estratégias, uma delas que contará com apoio do Centro Integrado de Operações do Pará (Ciop), ligado à Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), por meio das câmeras de monitoramento espalhadas em diversos pontos da Região Metropolitana de Belém (RMB).

“Na verdade nós entramos no Ciop, prefeitura e governo não podem impedir uma política de segurança. Se você lembrar, o mês de julho em Mosqueiro era sinônimo de violência e assaltos, com o monitoramento das telas de computadores, oficiais do Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Guarda Municipal e Defesa Civil puderam se dividir para monitorar por 24h, até mesmo dentro dos ônibus. Então, se um grupo está tentando fazer algo de errado, estará sendo visto, e esse trabalho deve continuar ao longo do Carnaval”, declarou.

Além disso, o prefeito deverá descolar agentes da Guarda Municipal para as regiões de maior concentração de foliões. “Como é um número determinado de agentes, às vezes alguns deles poderão ser deslocados para se concentrarem, em um número maior, nas situações que podem redondar em conflitos. Mas os oito distritos têm postos avançados, inspetorias funcionando e, dentro do possível, articulado com o sistema de segurança em geral, a gente virar esse Carnaval sem grandes dificuldades”, afirmou.

Em novembro passado, a prefeitura havia decidido continuar com o carnaval 2022 em Belém. A decisão gerou críticas ao prefeito, que depois, após pressão, voltou atrás e cancelou o carnaval e as festas de réveillon.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar