
Na manhã desta quinta-feira, o prefeito Zenaldo Coutinho, em reunião com o Conselho de Desenvolvimento Urbano (CDU) para tratar sobre a atualização do Plano Diretor Urbano (PDU) e outras questões relativas ao desenvolvimento urbano de Belém, repassou aos presentes algumas informações sobre a situação nas unidades de saúde do município.
De acordo com o prefeito, as Unidades de Pronto-Atendimento (UPAs) do Jurunas e da Sacramenta não possuem, atualmente, pacientes com necessidade de uso de respiradores. Situação bem diferente do final de abril quando algumas UPAs chegaram a fechar devido a falta de leitos e sobrecarga de atendimento.
Há algumas semanas a prefeitura vem informando que os números de atendimentos estão caindo nas unidades de saúde municipais.
Sobre o hospital Dom Zico, principal referência municipal para tratar pacientes com Covid-19, Zenaldo informou que 35% dos leitos estão vazios. Já o Pronto Socorro da 14 de março possui apenas 6 pacientes internados com a doença.
No pico da doença, Belém chegou a registrar 60 mortes em um dia. No entanto, nas últimas semanas o controle de registro de verificação de óbitos e sepultamento já aponta uma redução, inclusive.
O prefeito informou que 40 mil testes serão aplicados na população de Belém. A iniciativa começa nos próximos dias por equipes da Secretaria Municipal de Saúde (Sesma).
Segundo ele, a metodologia de aplicação dos testes vai considerar a estratificação e territorialização da área física da cidade sob uma base metodológica de pesquisa de opinião. “Vai nos ajudar a confirmarmos os índices de imunização e contaminação que temos, realmente, dentro de Belém, em critério de pesquisa, o que vai nos ajudar na tomada de decisões”, frisou. Como comparativo, o prefeito lembrou que a Universidade Federal de Pelotas (UFPel) testou aproximadamente 800 testes para Covid-19 na capital, em metodologia desenvolvida junto com o Ibope, ocorrida em 130 cidades brasileiras.



