NOTÍCIASPOLÍTICA

Imagem de “Lula negro” viraliza e web não perdoa: “blackface do bem”

A imagem de uma pintura com o rosto do ex-presidente Lula com tons de pele negra, viralizou nas redes sociais nesta quinta-feira, 23.

A pintura teria sido feita pela artista plástica Helena Rodrigues, segundo a legenda do print que circula pelas redes sociais.

Segundo a legenda, a artista mostrou na obra de arte uma das várias facetas de Lula, o “Lula negro”. A imagem viralizou pelas redes sociais e gerou até críticas de militantes de esquerda dizendo que “faltou senso de ridículo”.

Alguns acusaram a pintura de “blackeface”. A palavra se refere à prática de cobrir o rosto de preto, para fazer referência à uma pessoa negra, e é considerada racista.

A origem do blackface remonta à história americana do início do século XIX, período em que o regime de escravidão ainda era legal. A prática, em si, consistia na ridicularização de pessoas negras para o entretenimento de brancos.

Durante espetáculos humorísticos, atores de pele branca pintavam o rosto de preto e representavam os negros em situações vexatórias, reproduzindo formas caricatas de falar e agir.

À época, os negros nem mesmo podiam frequentar ou participar de espetáculos teatrais. E, mesmo nos anos que se seguiram, chegando até décadas recentes do século XX, negros e asiáticos eram afastados de papéis de destaque, com o agravante de que personagens dessas etnias costumavam ser interpretados por atores brancos com a pele pintada de preto.

Internautas de direita aproveitaram a imagem para ironizar a esquerda com comentários como “Uma das variantes”, “Fui, partiu aonde é o Lulomandela”, “Ouvi dizer que elu também é não binário”, “Apropriação cultural do bem!!”, “Roubou até a cor dos outros”, “Black face não tem nada de sensibilidade ..Só acho”.

Etiquetas

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar