Abatedouro clandestino é interditado em Santa Maria do Pará
O Grupo Agropecuário Técnico, Tático e Operacional (Gatto), da Agência de Defesa Agropecuária do Pará (Adepará), interditou um abatedouro clandestino no município de Santa Maria do Pará, na região Nordeste, nesta quarta-feira (1º). O estabelecimento irregular abatia suínos e aves em péssimas condições de higiene.
A ação dos fiscais ocorreu mediante denúncia recebida, quando foi exposta a situação de criação e abate de suínos e aves de maneira clandestina. O proprietário do local recebeu orientações para procurar a unidade local da Adepará no município, para regularizar a criação de animais e buscar instruções quanto aos requisitos para obtenção de registro no serviço de inspeção oficial.
O estabelecimento foi interditado e o proprietário informado sobre os riscos envolvidos na criação irregular de animais, além dos riscos ao consumidor em função do abate clandestino e sem a mínima condição higiênico-sanitária.
Riscos – Ao consumir produtos sem inspeção ou informações sobre a origem, o consumidor corre o risco de se contaminar por bactérias que causam uma série de doenças. Em alguns casos, até infecções que podem levar à morte.
Para ter a garantia de um produto fabricado em estabelecimento registrado e em boas condições, o consumidor pode conferir os selos de inspeção impressos no rótulo da embalagem, conferidos pelos seguintes órgãos:
- Serviço de Inspeção Municipal (SIM)
- Serviço de Inspeção Estadual (SIE), da Adepará
- Registro Artesanal da Adepará
- Serviço de Inspeção Federal (SIF)
- Sistema Brasileiro de Inspeção (Sisbi).
Serviço: As denúncias de abate clandestino podem ser feitas por meio da Ouvidoria da Adepará, pelos contatos (91) 3210-1101 / 1105 / 1121; (91) 99392-4264, e e-mail: ouvidoria@adepara.pa.gov.br



