ENTRETENIMENTONOTÍCIAS

Documentário “Boi Pavulagem é Boi do Mundo” tem estreia nacional online, nesta segunda-feira

Belém (PA) – Estreia nesta segunda-feira, 1º de junho, às 18 horas, na Mostra Égua do Filme, iniciativa do Amazônia Doc – Festival Pan Amazônico do Cinema, o documentário “Boi Pavulagem É Boi do Mundo”. O lançamento, nacional, será em ambiente virtual, de graça, pelo site http://www.amazoniadoc.com.br

Dirigido por Úrsula Vidal e Homero Flávio, com realização da Abre-te Cérebro Produções, em coprodução da ZFilmes, a produção paraense, que chegou a ser exibida, em 2019, para um público restrito, ficará disponível na internet até dia 30 de junho, trazendo o universo encantado de tradições e fé dos municípios Cachoeira do Arari e Bragança, mas também nutrido nas origens da cultura popular do Maranhão.

“Boi Pavulagem é Boi do Mundo” faz um mergulho lúdico e poético nos territórios de afeto e memória dos criadores do brinquedo, para contar a história de uma das maiores manifestações da cultura popular do Norte do Brasil.

Documentário – A ideia de realizar um documentário sobre o Arraial do Pavulagem surgiu em 2015, a partir de um mini documentário feito com o músico Ronaldo Silva. Homero Flávio foi convidado a fazer o trabalho para o projeto Sonora Pará da Cultura Rede de Comunicação e acabou investindo os recursos numa viagem com o músico até Cachoeira do Arari.

Tudo começou em 1986. O Arraial do Pavulagem, que surgiu como um grupo de música regional, formado pelos músicos Ronaldo Silva, Júnior Soares e Rui Baldez, se expande no ano seguinte para um cortejo realizado aos domingos na praça da República. Carregava na época o boi Pavulagem do Teu Coração.

O cortejo cresceu, ganhou as ruas, virou um arrastão que, em 2003, também deu início ao Instituto Arraial do Pavulagem. Em 27 de junho de 2017, foi consagrado Patrimônio Cultural de Natureza Imaterial do município de Belém, reconhecimento pelo trabalho de difusão e fortalecimento da cultura brasileira praticada em nossa região.

No documentário, a narrativa é tecida pelas lembranças e vivências de Junior Soares e Ronaldo Silva, dois dos principais integrantes fundadores do Arraial.

Fonte: Holofote Virtual

Etiquetas

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar