A produção industrial no estado do Pará no mês de junho passado obteve a maior queda entre os 15 locais pesquisados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Foi verificado a queda 5,7% na atividade industrial. A maior contribuição dessa queda está relacionada a diminuição no ritmo de extração do minério de ferro, principal produto da cesta industrial do Pará.
Os dados consolidados foram divulgados nesta terça-feira pelo IBGE. Além do Pará, Paraná (-5,7%), Pernambuco (-2,8%), Mato Grosso (-1,9%), Espírito Santo (1,8%) e Goiás (1,1%) apresentaram as maiores retrações no mês de junho quando comparado ao desempenho em maio.
A variação negativa é ainda maior quando se compara junho de 2021 com junho de 2020. A queda chega a -8%. No acumulado do ano, de janeiro a junho, o saldo da produção é positivo em 1,7%, visto que no primeiro trimestre apresentou vigor na produção. Em 12 meses corridos, o crescimento é de 1,1%.
Apesar de apresentar resultado positivo no acumulado do ano, a produção industrial do Pará está bem atrás da média nacional, que apresenta crescimento de 12,9% no acumulados dos seis primeiros meses de 2021 e 6,6% nos últimos 12 meses.



