A secretária de Cultura Ursula Vidal usou a vitória do boxista baiano Hebert Conceição para fazer postagem militante em suas redes socais. Na sua publicação, Ursula destacou a cor do boxeador medalhista de ouro nas olimpíadas, colocando isso como principal foco de sua publicação, acima da imensa conquista do baiano.
A intenção era passar uma mensagem antiracista, no entanto, a postagem acabou por passar uma mensagem contrária na visão de seguidores de Ursula, uma vez que, como destacaram, a secretária faz segregação por cor.

Diversos seguidores fizeram críticas a postagem, falando, por exemplo, que é desnecessário destacar a cor do medalhista, que a legenda é racista, ou pedindo para ela parar de politizar e militar o ouro olímpico de Hebert Conceição. Confira:



Na semana passada, um jornalista fez uma pergunta de cunho identitário para a ginasta e medalhista de ouro no salto, Rebeca Andrade, sobre sua cor. A resposta dela foi a seguinte:
“Eu sou preta e vou representar todo mundo. Preto, branco, pardo, todas as cores, verde, azul e amarelo. No esporte não tem que ter isso. Você tem que representar todo mundo. As pessoas se espelham em você, querem ser parecidas com você. Você faz o melhor para si e para os outros. Eu acredito que tenha feito isso hoje, trazendo minha música para cá e fazendo tudo que fiz”, declarou.
LEIA MAIS: “Sou preta e represento todo mundo. No esporte não tem isso”, diz Rebeca Andrade



