URGENTE! PGR pede abertura de investigação contra Helder Barbalho

De acordo com a revista VEJA, a Procuradoria Geral da República (PGR) pediu abertura de inquérito no Superior Tribunal de Justiça (STJ) contra o governador Helder Barbalho por suspeitas de corrupção e superfaturamento em compras emergenciais durante a pandemia.
Há duas semanas atrás, Augusta Aras, Chefe da Procuradoria-Geral da República, destacou três procuradores do seu time para reunir indícios de corrupção que começam a surgir contra governadores nos contratos emergenciais firmados nos estados para compra de insumos de saúde no combate ao coronavírus. Pelo menos 5 governadores já estariam na lista de alvo para investigação.
Além de Helder Barbalho, a PGR pediu abertura de investigação contra Wilson Witzel, do Rio, e Wilson Lima, do Amazonas.
De acordo com a reportagem da VEJA, as investigações contra o governador se concentram na compra dos 152 respiradores quebrados da China. Os gastos totais somam cerca de R$ 50 milhões.
Os equipamentos, importados da China, chegaram com defeitos que impossibilitaram o uso nos hospitais que atuam no front da pandemia.
Um empresário foi preso em Belém no dia 7 deste mês e outro é investigado pela venda ao Governo do Pará, segundo divulgou o MPF paraense.



