DENÚNCIA

Site do governo do PA usa “Castanha do Brasil” ao invés de “Castanha do Pará”

Parece que nem o governo do Pará se importa mais em resguardar o nome original da famosa castanha. Em uma matéria publicada nesta quinta-feira, 10, sobre aumento da produção da castanha na região do Baixo Amazonas, o texto jornalístico usou o termo “Castanha do Brasil” no lugar de “Castanha do Pará” no título e no decorrer da reportagem.

O nome da Castanha do Pará gera polêmica, principalmente entre paraenses e amazonenses, atiçando a rixa histórica entre os dois estados. O Pará defende o nome original que foi dado quando praticamente toda a região Norte pertencia à província do Grão-Pará. Já os amazonenses defendem a ideia de que a castanha ocorre em toda a região amazônica, inclusive em países vizinhos, por isso não pode carregar o nome de um estado específico.

Fora do Brasil, a castanha do Pará ficou conhecida como Brazil nut. Apesar do lobby cada vez maior para usar o nome “Castanha do Brasil”, dentro do país o nome original ainda é mais usado graças aos paraenses que compram briga, diferente do governo do estado em sua matéria na Agência Pará.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar